Quem Somos


Senta, que lá vem história!

Em algum dia entre março e abril de 2020, em Álvares Machado – interiorzão do estado de São Paulo – houve um estalo na mente da Luana (uma arquiteta cambaleante, lésbica futurista, sapatona convicta, de 26 anos). À procura de uma nova ocupação – que dessa vez fizesse sentido no seu dia a dia – a ideia da Sáfica, ainda sem formato definido e com outro nome, foi plantada. As únicas coisas que ela sabia eram que a Loja Sapatinha seria um comércio no formato virtual e que seria inteiramente voltada para lésbicas. 

À princípio, ainda sem produtos definidos, ela cogitou a ideia de um espaço colaborativo, onde, no site, seriam reunidos trabalhos dos mais diversos (marcas, artes, livros, etc…) feitos por lésbicas brasileiras. Lésbicas comprando de lésbicas. Essa era a ideia inicial.

Após uma enxurrada de ideias e escritos e planejamentos e e-mails, a Luana optou pela concretização, pelo daora e viável. Em meados de maio a Sáfica passa a ser uma marca de vestuário, até agora, de camisetas. E as ideias, desde então, nunca pararam. As estampas começaram a ser desenhadas, pela própria criadora da marca. Tudo, tudo, tudo, criado e organizado por uma só pessoa. Foram feitas, então, 10 peças piloto (essa parte foi terceirizada), de tamanhos e tecidos diferentes, as quais foram muito bem aceitas! O que deu um gás e tanto. Após alguns meses e algumas estampas prontas, a Keila conversa com a Luana e vice-versa. A Keila entra, então, por meio de uma colaboração voluntária com seus dotes gráficos, contribuindo de modo muito satisfatório para o lançamento da marca nas redes sociais, em 22 de agosto de 2020, quando também é lançado o Manifesto da marca, o qual, resume lindamente o que pretendemos com toda essa movimentação.

Sáfica – O Manifesto

A Sáfica Corporation é um manifesto por si só. Antes da marca, somos mulheres que amam mulheres. E a Sáfica é só uma representação da Cultura Lésbica, essencialmente, uma contracultura digna de atenção e respeito.

Lésbicas não andam peladas. Mas lésbicas e seus gostos, sua forma de se vestir, sua forma de se expressar, sua forma de viver, nunca foram lá o grande foco da indústria da moda. Nem da mídia. Muito menos da mídia-moda (a moda que informa, que diz algo, que passa uma mensagem ao mundo, no corpo de cada sujeito-outdoor).

A Sáfica anda na contramão da mídia-moda.

A Sáfica não nasce da cabeça e ação de profissionais do marketing, mas nasce da cabeça e ação de lésbicas conscientemente politizadas e que têm algo a dizer. A lesbianidade é um ato político, por si só. Sua simples existência se contrapõe à lógica social sistemática que tem por único intuito o benefício masculino. Como já disse Suane Soares: “As lésbicas são um erro do patriarcado“, uma vez que não têm função benéfica aos homens nesse sistema. Nem amorosamente, nem sexualmente – “e precisam ser eliminadas” – apagadas, de qualquer forma.

A Sáfica anda na contramão do apagamento.

Lésbicas são mulheres. Mas, na moda – e em outros campos – o que se oferece às mulheres é um pack de todo tipo de produto, que traz consigo a ideia moldada do que é ser mulher. Há lésbicas que estão bem com o pack e há não-lésbicas que não estão. Mas, não por acaso, mulheres que não se adequam ao look, ao pack, são chamadas ou entendidas como sapatão.

A Sáfica enaltece a cultura sapatão.

O desvio.

A Sáfica entende como legítima a recusa ao falo.

A Sáfica se opõe à norma estética.

A Sáfica não sabe se vai mudar o mundo, mas sabe da importância e do significado do seu posicionamento enquanto marca, e busca, acima de tudo, que cada lésbica se reconheça e se afirme.

Se a Sáfica incomoda, que seja então incomodante. Até que a moda mude. Nessa batalha de incômodos, ao menos uma Sáfica , para cada lésbica   sigamos, radicalmente visíveis.

Sáfica Corporation, 22 de agosto de 2020
(última frase ajustada ao novo slogan em 22/08/2021)

Projeções

Falando agora, em primeira pessoa, escrevi dias atrás:

Primeiro tem que sonhar
Tem que imaginar
O sonho é o combustível
Sem sonho não há caminho
Sem sonho não há o que se realizar
Quanto mais detalhado for o sonho
Mais mimético ele fica
E aos poucos ele vai se tornando real
Ao ponto de você não saber mais separar
(…)”

As ideias não param. Enquanto houver entusiasmo e sentido o mundo é palco. As projeções iniciais que foram descartadas, podem ser incorporadas em outro momento, bem como a adição de novas ações. Uma delas que já tenho em mente é a criação de um espaço de arrecadação, aqui no site, com intuito de manter um fundo permanente destinado à causa lésbica. Por enquanto minha ambição é alcançar mais e mais lésbicas desse brasilzão e levar a palavra de Sappho adiante!

Muito obrigada por lerem até aqui! As vezes, escrevo demais, eu sei hahaha.

Mas é de coração <3

VIDA LONGA ÀS LÉSBICAS!

 

Sáfica Corporation, 31 de outubro de 2020.

Nos acompanhe e nos conheça melhor em nossas redes sociais 🙂

 

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